Time principal enfim estreia, em partida válida pela FC Series, a antiga Florida Cup
Nesse domingo, dia 19 de janeiro, às 17 horas (horário de Brasília) o Flamengo enfrenta o São Paulo pela competição FC Series, no Chase Stadium, em Fort Lauderdale, Flórida, nos Estados Unidos.
Apesar do nome “pomposo” essa é uma competição já conhecida e tradicional nas pré-temporadas dos times brasileiros. Antes era chamada de Florida Cup, ou no popular “Copa Mickey” e até contava com times europeus, tanto que em 2019, o Flamengo enfrentou o Ajax da Holanda, que foi semi-finalista da Champions Legue naquele ano.
O Flamengo disputa apenas essa partida contra o SPFC, depois retorna ao Brasil, para disputar os outros jogos do Campeonato Carioca.
A pré-temporada de fato
O time fez a pré-temporada em Gainesville e viajou para Fort Lauderdale na véspera do jogo.
Filipe Luís deu nove sessões de treinos nos Estados Unidos e a tendência é que, no jogo em si haja um grande rodízio de atletas. Rodando o elenco se utilizando a maioria dos jogadores que estão à disposição.
As substituições serão ilimitadas, divididas entre três janelas de trocas durante o jogo, além do intervalo, claro.
Onde assistir:
O jogo tem transmissão em televisão aberta, na Rede Bandeirantes, popular Band.
Na Tv Fechada, passar no canal Sportv do grupo globo e terá transmissão pela TNT Sports via YouTube. Nos streamings do clube, passará via FlaTV e FlaTV+, somente em áudio
Provável escalação
O técnico Filipe Luís costuma não apresentar suas armas antes das batalhas, de modo que não é sempre que se acerta prognóstico de escalação de sua equipe.
No entanto, é especulado que a escalação será:
Agustín Rossi no gol, defesa formada por Wesley, Léo Ortiz, com a parte canhota da zaga sendo ou de Carbone (que é da função) ou Alex Sandro, que é lateral de origem, mas é polivalente, tanto que pode fazer essa função também.
Caso Carbone esteja no banco, é provável que Ayrton Lucas seja o lateral-esquerdo, se não, será Alex Sandro mesmo.
No meio de campo, a formação deve incluir Erick Pulgar, De la Cruz, Alcaraz ou Michael, além de Gerson.
No ataque, deverá ser Bruno Henrique como centro-avante ou falso nove e Luiz Araújo.
Desfalques:
Entre os principais jogadores, há o desfalque de Léo Pereira, zagueiro que teve que retornar ao Brasil por motivos pessoais, já que um ente querido seu infelizmente se foi (nossos sentimentos ao atleta e família) e o atacante recém-chegado Juninho.
O São Paulo:
O time do argentino Luis Zubeldia deve vir a campo com alguns desfalques, sem peças importantes da defesa.
O goleiro Rafael e os zagueiros Arboleda, Ferraresi e Sabino estão fora. Também são desfalques Moreira (lateral-direito) Santiago Longo (volante) Rodriguinho (meia) além de William Gomes e Henrique Carmo (atacantes) que voltaram ao Brasil para enfrentar o Botafogo de Ribeirão Preto, na segunda-feira, pela estreia no Campeonato Paulista.
Fora eles, também não estão à disposição os lesionados Luiz Gustavo e Young.
A provável escalação é Jandrei, Igor Vinícius, Ruan, Allan Franco e Enzo Díaz na defesa. Meio-campo formado por Alisson e Pablo Maia na contenção, com o trio mais à frente, encabeçado pelo veteranos Lucas Moura e Oscar, além de Ferreira, o Ferreirinha. Na frente, o homem de referência é Jonathan Calleri.
Opinião
Esse compromisso em especial é bastante controverso e fez muita gente refletir, especialmente com a troca recente de diretoria e presidência.
Do ponto de vista esportivo, é legal ver o Flamengo disputando partida contra um time que vai para a Libertadores, ao invés dos sparrings do Campeonato Carioca. SPFC, mesmo desfalcado, é muito mais forte que Boavista, Madureira e demais adversários.
Por outro lado, há toda a uma logística que faz pouco sentido e que não é exatamente barata, ainda que uma viagem para os Estados Unidos, hospedagem etc não seja algo grandioso perto dos custos “normais” do elenco, como salário de atletas e comissão técnica ou eventuais luvas.
Como se diz popularmente, esses valores “saem na urina”, mas ainda assim, dá trabalho.
Se fala que a estrutura onde o Flamengo treinou é sensacional, mas o time passar lá tão pouco tempo compensa toda a viagem e ida para outro país?
É algo a se refletir, evidentemente. Em um ano tão corrido, com tantas possibilidades de jogos e com o Super Mundial no meio dele, há de se pensar se vale a pena viajar em pré-temporada, ao invés de treinar no Ninho do Urubu e não precisar deixar três ou quatro rodadas para o time C jogar no estadual.
Ou isso ou que pelo menos se assuma que o Campeonato Carioca será disputado pelo que der para levar a campo.
Ao menos é mais honesto, se brinca menos com a expectativa do torcedor, deixa claro que o rubro-negro vai tentar mesmo é a Taça Libertadores e o Campeonato Brasileiro e aumenta as chances de evitar desgastes a essa comissão técnica de FL, que apesar de vitoriosa, ainda está começando a sua jornada.
Fora isso, seguimos.
Vamos Flamengo!