24.1 C
Rio de Janeiro
Mais
    InícioDestaqueQuem é Danilo, o jogador que o Flamengo acabou de contratar?

    Quem é Danilo, o jogador que o Flamengo acabou de contratar?

    Publicado em

    Confira o perfil de Danilo, defensor que fechou com o Flamengo até 2026.

    Depois de longa negociação, o Flamengo enfim fechou contrato com Danilo, jogador que vem da Juventus de Turim, mesmo time italiano de onde veio Alex Sandro.

    Cria do Santos, Danilo era lateral-direito quando saiu do Brasil, tendo conquistado a titularidade da posição inclusive na seleção. Polivalente, fez diversas funções defensivas ao longo da carreira.

    Falaremos um pouco disso, também comentaremos sobre a sua trajetória e os motivos que fizeram ele chegar ao Flamengo.

    O jogador fecha contrato até o final de 2026 e usará a camisa número 13.

    Perfil

    Danilo Luiz da Silva é um jogador destro, de 1,84m, nascido em julho de 1991, ou seja, tem atualmente 33 anos. Nascido em Bicas, Minas Gerais, jogou as categorias de base no Tupynambás e no América Mineiro.

    Esse último também foi o seu primeiro time profissional, em 2009. No ano seguinte já chegou ao Santos e foi campeão da Libertadores no time de Neymar e companhia, onde também jogou com Alex Sandro, que certamente é o seu maior companheiro da carreira.

    Juntos eles venceram oito títulos e jogaram em três times (Santos, Porto e Juve) além do óbvio reencontro no Flamengo.

    Entre 2012 e 2015 Danilo jogou no Porto de Portugal, depois teve passagem pelo Real Madrid (2015–2017) no Manchester City de Pep Guardiola (2017–2019) onde se tornou opção para zaga e estava na Juventus da Itália desde 2019.

    No time alvinegro de Turim, foi peça importante, especialmente na era Massimiliano Allegri, chegando inclusive a ostentar a braçadeira de capitão.

    Danilo na Juve
    Danilo na Juventus, 2024. Créditos: Imago.

    Em baixa

    Desde o início da atual temporada, Danilo se tornou um jogador que vinha mais do banco, opção essa que “coincide” com a chegada do técnico ítalo-brasileiro Thiago Motta.

    Motta fez um bom trabalho no Bologna, clube pequeno do norte da Itália, que conquistou o terceiro lugar no último Calcio.

    Como é uma promessa de grande treinador, ele fez um contrato de três anos com a Juventus, resultando assim na possibilidade de Danilo jogar pouco nesse último ano de contrato.

    Danilo “frustou” o Santos

    Diante do anúncio de Neymar e após aparentemente fechar com o atacante David Washington (cria do Peixe, que vem por empréstimo do Chelsea) a diretoria santista achava que Danilo viria para o clube da baixada.

    Segundo fontes de dentro do clube, houve uma conversa com gente do comando alvinegro.

    Essas mesmas fontes indicaram que ele falou com o português Pedro Caixinha, técnico ex-Red Bull Bragantino e Talleres, que assumiu o Peixe no começo da temporada atual. Na conversa, Danilo teria até discutido sobre a possibilidade de jogar no meio-campo.

    Segundo o jornalista Lucas Musetti Perazolli, o Santos acreditou que conseguiria contratar o atleta, até subiu a oferta salarial inicial e ofereceu um vínculo grande, não ficando claro se seriam três ou quatro anos, possivelmente com três e um gatilho de renovação para um quarto ano de acordo com metas.

    No entanto, o jornalista André Hernan disse o contrário, que não houve mágoa

    Em entrevistas antigas, o atleta também falava sobre a preferência por voltar para Santos ou América-MG, no entanto, optou por jogar em seu time de infância.

    Por onde Danilo tem jogado?

    Apesar de ter certa idade – 33 anos – Danilo é fisicamente privilegiado. Forte, viril e com histórico curto de lesões. Não é um zagueiro veloz, como era Fabrício Bruno, mas não é exatamente lento.

    Tem qualidade técnica com a bola no pé, sabe sair jogando, fato que garante a ele uma saída de bola condizente com o que Filipe Luís vem buscando implementar em sua defesa. Há quem defenda que ele é um “zagueiro construtor” que é o termo utilizado para distribuir o jogo a partir do campo de defesa.

    Os últimos momentos na Juventus

    Nas últimas 11 partidas da Juventus ele entrou como titular em duas, saiu do banco de reservas em um jogo e não foi relacionado em oito partidas.

    Seu último jogo foi no dia catorze de dezembro, contra o Venezia (2 a 2) e ele saiu no final do jogo.

    Ou seja, fica claro que ele não era uma prioridade para o técnico Thiago Motta. Ainda assim, ele era cogitado no Napoli, de Antonio Conte, técnico tarimbado que gosta muito do futebol do defensor. O Napoli é o atual líder do Calcio.

    É verdade que ele tem jogado mais de lateral esquerdo, substituindo Andrea Cambiaso, eventualmente entrando no lugar do lateral-direito Nicolò Savona também. Desde novembro tem sido assim, ou ele faz uma função pela esquerda ou pela direita.

    A última vez que jogou de zagueiro foi em outubro, em outro empate, diante do Parma (2×2) onde fez dupla ao lado de Federico Gatti, como zagueiro pelo lado esquerdo. Também vinha substituindo Gatti como zagueiro pela direita, em outras partidas.

    Como Thiago Motta joga com linha de 4 defensores – e não de 3 – a última vez com 3 zagueiros foi na temporada passada, contra o Monza, comandado por Paolo Montero, interino que assumiu após a saída de Allegri.

    Nesse jogo, jogou com Alex Sandro pela esquerda, com o italiano Daniele Rugani centralizado enquanto Danilo estava na direita.

    Opinião

    Inegavelmente, Danilo vem para somar, se não para ser titular absoluto, ao menos para disputar posição com os seus companheiros. Pode jogar ao lado de Léo Ortiz, de Léo Pereira, no lugar de qualquer um deles e ainda faz bem as duas funções laterais.

    Preocupa um pouco a sua idade e o seu fôlego, mas com a saída de atletas como Gabriel, Fabrício Bruno e David Luiz, a média de idade do Flamengo abaixou consideravelmente, então certamente ele terá jogadores mais jovens e com pulmão ao seu lado.

    Vale lembrar também que ele não é conhecido por ser um lateral acostumado a apoiar em todos os momentos. É um jogador de guardar mais posição, embora cruze bolas na área muito bem.

    Além disso, é notório que ele precisa de ritmo, já que não joga desde o ano passado. O Campeonato Carioca é um laboratório e vai ser ótimo para ele recuperar o ritmo e a confiança.

    Também há de ponderar os custos com Danilo. Certamente o seu salário não será baixo, ainda mais se considerar que não houve multa paga a Juventus. Pode ou não haver um pagamento de luvas ao atleta, fato que encarece obviamente a operação.

    É esperar pra ver. Em breve voltaremos com mais informações.

    Vamos Flamengo!

    Últimas Notícias

    Adversário do Flamengo na Copa do Brasil disponibiliza mais ingressos à Nação

    Mais Flamengo na torcida! O Flamengo é uma das doze equipes que estreiam na Copa...

    Adversário do Flamengo no Mundial também goleia por 6 a 0

    De olho no rival: Espérance 6 x 0 AS Kasserini! O primeiro adversário do Flamengo...

    Volei do Flamengo renova parceria

    Flamengo em busca do título de Campeão Mundial de Clubes, no Vôlei! O Clube de...

    Técnico do Flamengo exalta Arrascaeta

    "Uma loucura ver o que ele faz nos treinos", afirma comandante do Flamengo sobre...

    Leia Mais

    Adversário do Flamengo na Copa do Brasil disponibiliza mais ingressos à Nação

    Mais Flamengo na torcida! O Flamengo é uma das doze equipes que estreiam na Copa...

    Adversário do Flamengo no Mundial também goleia por 6 a 0

    De olho no rival: Espérance 6 x 0 AS Kasserini! O primeiro adversário do Flamengo...

    Volei do Flamengo renova parceria

    Flamengo em busca do título de Campeão Mundial de Clubes, no Vôlei! O Clube de...