O Fla Basquete venceu do time do Corinthians, triunfando com um placar elástico, de 85 a 55 em partida disputada nesse último dia 6 de abril, pelo Novo Basquete Brasil, o NBB.
O jogo foi em casa, no Maracanãzinho e garantiu ao Orgulho da Nação a liderança do torneio, a uma rodada do fim da fase classificatória.
Para se manter assim antes dos playoffs, o time de Gustavo de Conti deve vencer a próxima partida, conseguindo dessa forma decidir sempre em casa até as eventuais finais do torneio.
Quintetos iniciais
O time de Gustavinho começou a partida com Franco Balbi armando, Didi Louzada e Gui Deodato nas alas, o deus da raça Olivinha de ala-pivô além de Big Maique de pivô, esse último, grande destaque do time.
Dessa forma, o ala-pivô Gabriel Jaú começou no banco, mas obviamente foi o grande protagonista, como aliás, tem sido quase sempre.
O time do argentino Silvio Santander iniciou com caras conhecidas do Flamengo. No quinteto que entrou em quadra havia Leo Demétrio e Hettsheimer, ambos jogadores consagrados e vencedores pelo basquete rubro-negro. Também estavam com eles Campos, Cauê Borges e Rojas.
Início amarrado
Santander montou um time com dois pivôs (Hett e Rojas) e um ala-pivô criativo (Demétrio), a fim de congestionar o garrafão do Flamengo. De certa forma, ele conseguiu.
O Corinthians começou pontuando com Rojas. Até liderou boa parte do primeiro período, especialmente em jogadas que passavam pelas mãos de Demétrio.
O jogador inclusive estava com um visual diferente, bem diferente dos tempos de Flamengo, com óculos especiais e faixa na cabeça.
O ala-pivô segue jogando muito bem, diga-se.
O período seguiu parelho, com o Corinthians na frente, mas sempre seguido de perto pelo Mengão.
Poucas faltas
Nesse 1º quarto ambos os times cometeram poucas faltas. É um fato curioso, pois em meio a disputas acirradas, é comum que as equipes cometam faltas táticas, a fim de parar e esfriar o jogo.
Não foi o caso, nem nesse período, tampouco no restante da partida.
Ambos os times demoraram a carregar faltas, tanto que mal chegara nas fases “especiais”, onde cada infração é punida com cobrança de de lances livres.
O Flamengo conseguiu empatar faltando 1 minuto e 43, com Gabriel Jaú. Esse primeiro momento foi tão amarrado que só permitiu ao Flamengo fazer uma bola de três no último minuto de período, a essa altura, já com uma virada.
Santander montou uma defesa sólida, que funcionou até esse trecho da partida. O quarto terminou 23 a 19 e essa foi a última vez que o placar ficou parelho.
2° período
O Fla Basquete voltou bem, já abriu 28 a 19 logo de início. Até mesmo o pivôzão Maique foi bem nas bolas de 3, atributo esse que o jogador só vem melhorando nas últimas partidas, diga-se.
Nos primeiros três minutos o Mengão abriu 12 a 2, dessa forma, o placar ficou 35 a 19 em um período curto de tempo. Santander se desesperou nos pedidos de tempo, tentou reorientar sua defesa, mas não conseguiu.
Maique e Jaú ajudaram a conduzir a vantagem flamenguista. O Corinthians foi sendo punido, tomando uma vantagem de 17 pontos.
O segundo quarto foi bem diferente do primeiro, como o time paulista não marcava faltas, o time de Gustavinho bailava em quadra, fazendo pontos quase sem quebrar o jogo.
Segundo tempo
Flamengo seguiu com grande vantagem, passando a maior parte do tempo sem qualquer risco de perder.
Gabriel Jaú seguiu bem, cravando bolas incríveis e pegando rebotes em ambos os lados da quadra. Ele estava em um dia inspirado, virou alvo preferencial das assistências do armador Scott Machado.
O terceiro quarto terminou 67 a 37, com uma diferença de 30 pontos, elástica, que só bastava administrar. Foi o que Gustavinho fez, dando espaço para a molecada.
Utilizando os jovens
No quarto período, Felipe Motta entrou e fez uma bola de longe, mas acabou pisando na linha, daí não conseguiu fazer 3 pontos e sim 2. Até o argentino Loku Cuello, jogador conhecido por colaborar mais na defesa do que no ataque, fez uma bola tripla no início do quarto.
De Conti utilizou inclusive o jovem armador Matheus Leoni ganhou minutos. Ele teve chance de criar jogadas, ficou bastante tempo com a bola na mão.
Isso é ótimo, até para preparar o rapaz para futuramente assumir posição no time.
Foi um dia em que tudo que Santander propôs deu errado – exceto claro no início – enquanto o Flamengo fez tudo certo.
No último período o time até pontuou empatado, 21 a 21, mantendo assim a mesmíssima vantagem do anterior. O Corinthians quase ganhou esse quarto, mas nem esse gostinho o Orgulho da Nação permitiu, sapecando uns pontinhos no final, ainda terminando com posse flamenguista, nas mãos do garoto Leoni.
O placar foi fechado com 30 pontos de vantagem. Está a uma vitória de garantir o primeiro lugar na classificação geral, assim conseguindo decidir em casa sempre, nas fases finais.
Destaques
O cestinha do Fla Basquete foi Gabriel Jaú, com 24 pontos, seguido de Maique com 19 e Olivinha com 15 pontos. Em rebotes, Big Maique liderou com 9, enquanto Olivinha fez 7. Franco Balbi fez 9 assistências.
O Flamengo pega o Pinheiros, em casa, segunda-feira, dia 8 de abril. Se vencer se garante em primeiro no NBB.
Em breve voltamos com mais informações e análises.
Vamos Flamengo!