18.9 C
Rio de Janeiro
Mais
    InícioDestaqueNBB | Fla Basquete passa por cima do Fortaleza e segue líder

    NBB | Fla Basquete passa por cima do Fortaleza e segue líder

    Publicado em

    Em partida realizada nessa última terça-feira dia 2 de abril, o Fla Basquete venceu o Fortaleza/Basquete Cearense fora de casa no Centro de Formação Olímpica, pelo placar de 93 a 73.

    Com esse resultado o time de basquete do Flamengo segue líder do Novo Basquete Brasil, o NBB. Logo atrás dele está o seu rival histórico (e atual campeão do torneio) Sesi Franca.

    ESCALAÇÕES

    O Fortaleza começou a partida com um quinteto formado por Orresta, Eddy, o cestinha americano Dexter McClanahan, Douglas Nunes e o também estadunidense Eden Samuel Ewin. O treinador do time nordestino é Flavio Espiga.

    Já o time de Gustavo de Conti começou a partida com Franco Balbi, Didi Louzada, Gui Deodato, Olivinha e o pivôzão Maique.

    O destaque do Basquete cearense é o gringo McClanahan, que foi o cestinha do último NBB, com média superior a 21 pontos. Atualmente ele está no top 5 pontuadores do campeonato.

    1º PERÍODO

    O Mengão começou bem, abrindo o placar com Maique praticando uma bela dunk (enterrada). A cravada ajudou a animar a torcida rubro-negra já de início. As comemorações não pararam mais.

    O placar se tornou grande rapidamente, com uma vantagem elástica construída de modo natural. Com menos de 4 minutos o Flamengo já vencia por 11 a 1.

    Espiga deu um senhor esporro no time do Basquete Cearense, também pudera, a equipe da casa jogava de maneira apática e desconcentrada.

    Ewin até descontou para o Leão, mas o Fortaleza não defendia bem. Dessa forma a confiança do ataque diminuía, obviamente, fazendo o abismo no placar permanecer. O Fortaleza perdia o jogo facilmente.

    CHUVA DE BOLAS DE TRÊS

    O time de basquete do Flamengo matava muitas bolas triplas, fato que ajudou a equipe a estabelecer um bom distanciamento junto a pontuação do adversário. O jogo nesse ponto chegou a ficar 20 a 3.

    Gui Deodato foi bem demais nesse início, chegou a fazer 11 pontos antes mesmo de completar 7 minutos em quadra. Um fenômeno.

    Esse início foi um vareio da parte do Fla Basquete.O adversário só pontuou novamente faltando quase dois minutos, quando o placar já marcava 24 a 5.

    SEM CONTESTAÇÃO

    O Fortaleza seguiu tomando muitas bolas de três e para surpresa até do técnico Gustavinho, o adversário rubro-negro não contestava os chutes do Flamengo.

    Esse erro foi destacado pelo técnico Espiga, mas nem mesmo a bronca acordou o time do Leão, que seguiu aceitando os chutes de longa distância da equipe carioca.

    Essa foi a tônica da partida, principalmente no primeiro tempo, além de parte do segundo, quando o jogo já estava com seu final encaminhado.

    2° PERÍODO

    O segundo quarto foi no mesmo estilo e pegada do primeiro, com uma vantagem considerável para o Fla Basquete, seguindo praticamente os mesmos erros e virtudes do início da partida. O placar seguia largo, chegou a estar 43 a 15 para o líder do NBB.

    Gui Deodato seguiu bem, pontuando bastante, sendo assim um dos jogadores mais decisivos do Orgulho da Nação, em ambos os lados da quadra.

    Em conversas nos pedidos de tempo, Gustavo de Conti falou para o time pensar mais, especialmente quando a equipe estava cansada. Mandou que jogassem mais com a bola na mão e com menos correria, cadenciando mais a passada.

    Essa crítica pode ser vista como uma reclamação de barriga cheia, afinal, o placar era favorável demais, mas é uma cobrança certeira, feita de maneira correta e até calma.

    Os jogos que o Flamengo perdeu na temporada ocorreram não só por mérito do adversário, mas também por desatenção do time rubro-negro. O tempo terminou favorável ao Orgulho da Nação, com placar parcial de 51 a 26.

    2° TEMPO

    Na segunda etapa o jogo até se equilibrou, mas o placar seguiu com uma grande distância. A vantagem se consolidou, sempre com mais de 20 pontos para o Flamengo.

    Gustavinho se sentiu bem até para arriscar, colocando em quadra o aniversariante da semana Felipe Motta. Junto a ele entraram outros jogadores mais jovens, quase sempre com o veterano Scott Machado à tira colo, imitando uma espécie de segunda unidade de franquia da NBA, algo comum no melhor basquete do mundo, mas não tão corrente em competições de basquete FIBA.

    Talvez por essa escolha o placar não tenha de fato atingido a marca centenária, de qualquer forma rodar o time é sempre algo aconselhável.

    DESTAQUES

    O jogo terminou 93 a 73, um placar que acabou não sendo tão largo quanto poderia.

    Gui Deodato foi o cestinha, com 23 pontos. Maique fez 17 pontos, Didi Louzada pontuou 12 vezes. Já Olivinha e Balbi fizeram 11 pontos cada e Loku Cuello fez 10.

    O Fla Basquete segue líder, jogando um basquete sólido. Mesmo quando a equipe está desatenta, compensa com ritmo e talento individual. Há de se aparar algumas arestas, mas tudo leva a crer que o Orgulho da Nação é favorito ao NBB e a BCLA, que é o torneio continental da modalidade.

    O Flamengo joga no próximo dia 6 de abril, no sábado, contra o Corinthians, em casa, pelo Novo Basquete Brasil.

    Em breve retornaremos, com mais informações e análises.

    Vamos Flamengo!

    Últimas Notícias

    “É um sonho realizado”, cria do Flamengo comemora gol na estreia

    Garotos do Ninho do Urubu brilham em vitória de virada do Flamengo Na noite desta...

    Filipe Luís enaltece trabalho de jovens no Flamengo: “Tenho muita confiança”

    Garotos do Ninho brilham na virada do Flamengo contra o Cuiabá Na noite desta quarta-feira...

    Filipe Luís cita Simeone ao falar sobre briga do Flamengo no Brasileiro

    Flamengo segue na briga pelo título do Campeonato Brasileiro O Flamengo, após conquistar a Copa...

    Problema! Flamengo terá baixa de importante jogador contra o Cuiabá

    O Flamengo conquistou uma vitória importante contra o Cuiabá, por 2 a 1, de virada,...

    Leia Mais

    “É um sonho realizado”, cria do Flamengo comemora gol na estreia

    Garotos do Ninho do Urubu brilham em vitória de virada do Flamengo Na noite desta...

    Filipe Luís enaltece trabalho de jovens no Flamengo: “Tenho muita confiança”

    Garotos do Ninho brilham na virada do Flamengo contra o Cuiabá Na noite desta quarta-feira...

    Filipe Luís cita Simeone ao falar sobre briga do Flamengo no Brasileiro

    Flamengo segue na briga pelo título do Campeonato Brasileiro O Flamengo, após conquistar a Copa...