José Boto, o Garimpeiro!
Luiz Eduardo Baptista, o novo mandatário do Flamengo no triênio 2025/2026/2027 escolheu o atual dirigente do Osijek (CRO) José Boto, para o cargo de diretor de futebol do Clube da Gávea.
Embora seja um nome pouco conhecido dos torcedores, na Europa sobressaiu-se no meio futebolístico por sua capacidade de “garimpar”, no mercado, jogadores com potencial para se destacarem e ficarem valorizados. Confira alguns nomes:
- Ederson (goleiro): dispensado pelo São Paulo, chegou de graça ao Benfica e foi vendido por um alto valor ao Manchester City (ING)
- Ramires (volante): vendido pelo Cruzeiro ao Benfica e ddepois comprado pelo Chelsea (ING)
- David Luiz (zagueiro): atualmente no Flamengo, estava no Vitória quando foi contratado pelo Benfica e posteriormente vendido ao Chelsea (ING)
- Di Maria (meia): jogava no Rosário Central (ARG) comprado pelo Benfica e vendido em 2010 para o Real Madri
Além desses, ainda foram “garimpados” por José Boto: Markovic (ponta sérvio) vendido para o Liverpool (ING); Oblak (goleiro esloveno) comprado pelo Real Madri; Luka Jovic (atacante sérvio) do Eintracht Frankfurt (ALE); Lindelof (zagueiro sueco) do Manchester United (ING); Matic (volante sérvio) que atuou no Chelsea.
José Boto já trabalhou com Jorge Jesus, no Benfica (POR) e se tornou coordenador de scouting de 2010 a 2018. Após sua saída, acertou com o Shakhtar (UCR) exercendo a mesma função.
Foto: ESPN
SRN
Sílvia Lima
Adriano Imperador revela expectativa para jogo de despedida com o Flamengo