Tecnologia de ponta!
Flamengo e Atlético-MG fazem a final da Copa do Brasil e ambos os clubes defenderam o uso de impedimento semiautomático nas duas partidas. A tecnoligia nunca foi usada no Brasil e cabe à Confederação Brasileira de Futebol a decisão. Rodolfo Landim disse em entrevista que teria levado esse pedido em outras ocasiões para ser debatida na CBF:
“O Flamengo é amplamente a favor da tecnologia de VAR semiautomático nas finais da Copa do Brasil. Inclusive, em outras visitas feitas à CBF e comissão de arbitragem, em ocasiões passadas, já havia sugerido a utilização da tecnologia no Brasileirão e na Copa do Brasil.”
A decisão que envolve custos e tempo hábil de instalação cabe à CBF e a tecnoligia funciona através de um sistema de câmeras e de sinais, instalados até na bola, para dectar de maneira precisa se um jogador está em posição ilegal. É chamdo de “semiautomático” por usar o recurso tecnológico para desenvolver uma recriação em 3D, que é apresentada aos juízes para que se tome a decisão correta.
O sistema se popularizou na Copa do Mundo do Catar, em 2022, mas vem sendo usada na Champions League, em duas edições da Supercopa Europeia e na Copa do Rei. A Premiere League, da Inglaterra, também implementou o sistema nesta temporada.
Foto: Alô Alô Bahia
SRN
Sílvia Lima