Uma notícia divulgada pela Conmebol nesta segunda-feira (28) empolgou muitos torcedores do Flamengo. A entidade máxima de futebol da América anunciou onde será a final da Libertadores 2025. Se trata de Lima, capital do Peru, cidade onde o Mengão conquistou seu bicampeonato da Glória Eterna.
Leia +: Taça do Mundial de Clubes chega ao Rio
A finalíssima da Libertadores também já tem data definida: 29 de novembro. No entanto, a Conmebol ainda não bateu o martelo do estádio que sediará a decisão. A expectativa é de que a entidade defina o local da partida mais próximo à data, como aconteceu no ano passado.
Esta será a segunda vez que Lima sediará uma final única da Copa Libertadores, repetindo o feito de 2019. Inicialmente, a Conmebol havia escolhido Santiago, no Chile, como sede da decisão daquele ano. No entanto, uma crise política acompanhada por uma série de protestos na capital chilena levou a entidade a alterar o local da partida. Com isso, o Estádio Monumental, em Lima, foi designado para receber a final entre Flamengo e River Plate (ARG) no dia 23 de novembro.
Flamengo conquistou bi da Libertadores em Lima; relembre
O jogo era histórico, afinal, nunca antes a Libertadores havia sido definida em jogo único. Além disso, também se tratava de um momento importante na história do Flamengo: o Rubro-Negro voltava a disputar uma final de Liberta após 38 anos.
Do outro lado estava o River Plate, então campeão da competição, com jogadores de destaque como o atacante Borré e o goleiro Armani. O Flamengo, por sua vez, chegava embalado, com um elenco formado por nomes como Arrascaeta, Gabigol e Bruno Henrique, sob o comando do técnico Jorge Jesus — todos posteriormente consagrados como ídolos do clube.
No primeiro tempo, o Rubro-Negro sofreu para se encontrar no jogo, principalmente após sofrer um gol já aos 14′. Borré encontrou a bola sobrando na pequena área e chutou consciente contra o gol de Diego Alves, abrindo o placar da decisão.
A partida permaneceu assim até os últimos minutos da final, quando Bruno Henrique armou uma jogada incrível do lado esquerdo. O atacante encontrou Arrascaeta livre entrando na área do River e tocou para o uruguaio, que se atirou na bola para servir Gabigol no gol de empate, aos 89′.
O time argentino sofreu um apagão após o gol rubro-negro e não se encontrou mais no jogo. Percebendo a fragilidade do River Plate, o Flamengo persistiu. Diego Ribas lançou a bola para o ataque, encontrando Gabigol. O artilheiro ainda contou com o azar do zagueiro Piñola, que tirou mal a bola, permitindo que o Camisa 9 chutasse com força para alcançar uma virada inesquecível do Flamengo, aos 92 minutos.
Na final da Libertadores 2019, o Flamengo foi a campo com um time que marcou gerações: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Bruno Henrique e Gabigol. Destes jogadores, apenas Gerson, Arrascaeta, Bruno Henrique e Filipe Luís (como técnico) seguem no clube e podem reencontrar a Glória em Lima neste ano.