No calor, jogo só à noite!
Após as solicitações dos jogadores de diversos clubes cariocas, inclusive com carta enviada por Gerson, do Flamengo, ao presidente do Sindicato dos Atletas de Futebol do Rio de Janeiro, por conta das altas temperaturas do verão, a ACERJ informou agora há pouco que os horários das partidas do Campeonato Estadual só serão realizadas à partir das 18h (horário de Brasília).
Em entrevista nesta segunda-feira, o professor do Departamento de Clínica Médica da UERJ, Jorge Eduardo, alertou sobre os riscos de atividades físicas em temperaturas extremas:
“Os riscos mais temidos são: desidratação intensa, distúrbios eletrolíticos graves, rabdomiólise (lesão das fibras musculares esqueléticas) insuficiência renal aguda, coagulação intra vascular disseminada, insuficiência hepática, acidente vascular encefálico, crise convulsiva. Caso o calor e a umidade continuem como estão, não deveria haver jogo neste horário, mas sim à noite.”
Jorge Eduardo explicou, ainda da necessidade de conscientizar atletas e comissões sobre o risco do calor intenso e lembrou que estar em grande forma física, de preferência sem estar voltando de lesão ou de um período grande de inatividade, e treinar sob estresse térmico comparável à competição como parte da aclimatação são aspectos importantes para estar preparado para as condições climáticas.
Enquanto isso, o elenco profissional do Flamengo se reapresenta hoje no Ninho do Urubu, após dois dias de folga, de olho no próximo compromisso: a partida do dia 22 (sábado) pela última rodada da Taça Guanabara. O rival da vez é o Maricá, oitavo colocado na tabela de classificação, com 12 pontos. A bola rola às 16:30h (horário de Brasília) no Maracanã. O Mais Querido é líder da competição, com 20 pontos e já está classificado às semifinais do estadual.
SRN
Sílvia Lima
Filho de Filipe Luís é o novo “Cria” do Flamengo