19 C
Rio de Janeiro
Mais
    InícioRomário no FlamengoRomário no Flamengo | Hoje se completam 30 anos do primeiro gol...

    Romário no Flamengo | Hoje se completam 30 anos do primeiro gol do Baixinho pelo Mengão

    Publicado em

    Hoje é o trigésimo aniversário do primeiro gol de Romário com a camisa rubro-negra, tento esse marcado em uma partida contra o Americano.

    No dia 15 de fevereiro de 1995, o atacante e artilheiro Romário finalmente desencantava com a camisa do Flamengo.

    O time de Vanderlei Luxemburgo venceu o Americano de Campos dos Goytacazes por 3 a 0, em partida disputada fora de casa, pelo Campeonato Carioca de 1995.

    Falaremos com mais detalhes a seguir.

    O Flamengo de Romário

    A partida foi disputada no estádio Godofredo Cruz, com um público diminuto e tímido.

    Foram apenas 6.922 espectadores que pagaram ingresso, se esperava pelo menos 20 mil pagantes, mas não foi isso que aconteceu.

    Vale lembrar que o Americano, apesar de ser um clube pequeno e do interior, tinha muita força nos bastidores, já que era o time do antigo presidente da FERJ (Federação do Estado do Rio de Janeiro) Eduardo Viana, o Caixa d’Água.

    O atacante marcou o primeiro tento pelo Flamengo justamente no dia em que foi cortado da seleção, sendo substituído pelo garoto Reinaldo, do Atlético-MG.

    Dessa forma, se cogitava que o comandante do ataque do Brasil seria Túlio Maravilha, o artilheiro do Botafogo, que seria o símbolo do time alvinegro, o mesmo que em breve, conquistaria o Campeonato Brasileiro sobre o Santos, mas isso não é, obviamente, o assunto dessa postagem.

    Outro reforço para o Flamengo de Romário

    Também se falava do reforço do meia William, que chegou junto ao Guarani de Campinas. Sua função seria a de municiar o Baixinho pelo ano 100 do Mengão.

    Confira matéria da Rede Globo, com a participação do recentemente saudoso Léo Batista e reportagem de Marcos Malafaia.

    O adversário

    O time de Campos não fazia a boa campanha, não era tão competitivo quanto havia sido nos últimos tempos. Era um elenco barato, sem grandes investimentos, não foi à toa que pouco mais de seis mil ingressos foram vendidos.

    O Americano veio a campo com Zé Romário, Ronaldi, Paulo Campos, Nabor e Paulo Renato; Emiliano, Gallo, Cruvinel e Pelica; Bahia e Afrânio no ataque, técnico era Rauel Arenari.

    Na marca da cal

    Esse foi o quinto gol de Romário após a Copa do Mundo, que havia sido sete meses antes.

    Mesmo que o seu tento tenha sido o terceiro do Flamengo no jogo, com a partida praticamente liquidada, ainda por cima sendo marcado através de penalidade máxima (de marcação duvidosa, diga-se) o artilheiro não se furtou ao direito de assumir fala de um homem confiante, como normalmente era.

    Na entrevista pós jogo, abriu o verbo e disse:

    Está aberta a Era Romário no Campeonato Carioca.

    Ainda cantarolou a música “ole le, ola lá, o Romário vem aí e o bicho vai pegar.”

    Claramente ele imaginava que aquele momento era um divisor de águas, a quebra simbólica de um jejum, além de ser uma mudança básica de vida, o livramento de um incômodo.

    Entrada calado

    Romário entrou em campo acompanhado por três seguranças, mas não quis comentar o seu desligamento da seleção brasileira.

    Na época não se imaginava que essa condição, de estar fora da seleção, seria uma constante, já que o Baixinho não conseguiu ir para a Copa de 1998, justamente quando a seleção era comandada por Zagallo.

    No entanto, vale lembrar que Romário costumava “faltar” a compromissos da seleção brasileira. Depois que ele brilhou no jogo contra o Uruguai pelas eliminatórias, em 19 de julho de 1993, o camisa 11 só voltaria a jogar com a Amarelinha quando o time já estava se preparando para a Copa do Mundo.

    Ele inclusive marcou gol na partida inaugural do torneio, contra a Rússia, em julho de 1994. Nos amistosos preparatórios, jogou poucos momentos, se destacando nas disputas contra times mais fracos, como foi contra Honduras, onde ele fez um hat-trick na vitória larga por 8 a 2, também marcou na vitória de 4 a 0 em cima de El Salvador e um gol no empate com o Canadá, que terminou 1 a 1. Todas partidas foram disputadas em junho de 1994.

    O motivo do corte da seleção

    O atacante não foi cortado por motivos físicos e sim graças a um compromisso do camisa 11. Romário tinha um encontro inadiável já marcado.

    Em uma segunda-feira, vários empresários da Espanha viriam até o Brasil, para conhecer o projeto da Fundação Romário, que visava ajudar menores carentes.

    Graças a essa solenidade, Romário não poderia chegar cedo até a concentração do Brasil, que seria em Fortaleza, no Ceará. Ele só poderia viajar na terça-feira e Zagallo preferiu não abrir esse precedente, desconvocando o atleta.

    Atuação fraca de Romário

    O centro-avante teve uma atuação apagada contra o Americano. Criou poucas jogadas de ataque. Estava lento, errou muitos passes e permaneceu isolado entre os zagueiros do time de Campos.

    O lance que originou seu tento foi uma falta dentro da área, marcada por uma queda dele, depois de contato com Gallo. Romário se jogou no chão e o juiz marcou, aos 37 minutos do segundo tempo.

    Até hoje se discute se esse lance foi de fato uma falta dentro da área ou não. Fato é que esse foi o primeiro gol entre tantos que Romário fez pelo Flamengo.

    Em 1995 ele fez 59 jogos e marcou 45 gols, números indiscutivelmente muito bons. Para se ter uma noção, Gabigol fez 43 gols em 2019, enquanto Pedro fez 35 gols em 2023 e 30 gols em 2024.

    O Baixinho sempre foi decisivo, mesmo sem ter tido grandes títulos pelo Flamengo.

    Em breve retornaremos com mais postagens a respeito de Romário e de outros marcos do centenário do clube da Gávea.

    Vamos Flamengo!

    Confira as nossas postagens especiais sobre a chegada de Romário ao Flamengo:

    Parte 1: A Chegada
    Parte 2: A Parte Financeira
    Parte 3: O Frasista
    Parte 4 : A Estreia
    Parte 5 : O Primeiro jogo no Maracanã
    Parte 6: O Primeiro gol de Romário pelo Flamengo

    Últimas Notícias

    POLÊMICA: Presidente do Vasco ameaça jornalista na saída do Maracanã

    Parece que Pedrinho saiu bem insatisfeito após o empate entre Vasco e Flamengo no...

    SEM GOLS! Flamengo empata com o Vasco no Clássico dos Milhões

    Em clássico movimentado, o Flamengo empatou com o Vasco da Gama no Maracanã, nesta...

    As vantagens do Vasco, como mandante, jogar na casa do Flamengo

    Flamengo foi bonzinho com o chorão... O Flamengo encara o Vasco da Gama neste sábado...

    Dois jogadores do Flamengo serão desfalques para jogo da Libertadores

    Filipe Luís não poderá contar com dois jogadores do Flamengo na partida contra a...

    Leia Mais

    POLÊMICA: Presidente do Vasco ameaça jornalista na saída do Maracanã

    Parece que Pedrinho saiu bem insatisfeito após o empate entre Vasco e Flamengo no...

    SEM GOLS! Flamengo empata com o Vasco no Clássico dos Milhões

    Em clássico movimentado, o Flamengo empatou com o Vasco da Gama no Maracanã, nesta...

    As vantagens do Vasco, como mandante, jogar na casa do Flamengo

    Flamengo foi bonzinho com o chorão... O Flamengo encara o Vasco da Gama neste sábado...