“O scouting é fundamental em todos os clubes”, afirma Boto!
José Boto, diretor de futebol do Flamengo, que acompanha o elenco principal na pré-temporada dos EUA, concedeu entrevista ao ge, na pessoa da repórter Francine Dahm e, revelou o que pretende mudar, na área de scouting, do Clube da Gávea:
“O projeto é ajustar algumas coisas, daquilo que já foi muito comentado de fechar o CT, é o que diz minha experiência. Quanto menos gente ao redor da equipe profissional melhor é em todos os setores. Trabalha-se com mais calma, há menos vazamento de matéria sensível, e isso é uma prática comum na Europa.
São coisa que implementam logo: quantidades de pessoas que viajam com a equipe, quem pode assistir ao treino…Isso já é perfeitamente implementado desde que cheguei e dei algumas diretrizes, que são debatidas com a comissão técnica, não parte só de mim. Debatemos e vemos o que é melhor antes de fazer as mudanças.
A próxima vai ser ter um departamento de scouting à minha imagem (…) Isso leva tempo e esse fato tem reflexo nesta janela, que não está sendo feita com a metodologia que eu gosto de fazer, que é o scouting dar-nos os nomes, nós analisarmos com calma. Isso não foi feito nessa janela, na próxima já vai ser mais à minha imagem.
O processo utilizado nesta janela, que felizmente não precisamos de tantos jogadores, tem muito a ver com a minha experiência e com a do Filipe Luís: identificar alvos que nós conhecemos muito bem para serem os reforços do Flamengo.”
Enquanto isso, o elenco principal se prepara para encarar o São Paulo no amistoso a ser disputado no dia 19 (domingo) às 17h (horário de Brasília) no Chase Stadium, em Fort Lauderdale, pela FC Series. Já o elenco alternativo, entra em campo nesta quinta-feira (16) pela segunda rodada do Campeonato Carioca. O rival é o Madureira e a bola rola às 18:30h (horário de Brasília) no Estádio Governador Ernani Sátyro, em Campina Grande (PB). Premiere e SporTV fazem a transmissão.
SRN
Sílvia Lima