Em partida disputada nessa última terça-feira 26 no Maracanãzinho, o Fla Basquete venceu o Clube Athletico Paulistano, em jogo válido pelo Novo Basquete Brasil, o NBB.
O Orgulho da Nação venceu pelo placar de 83 a 68. Apesar da diferença robusta e numerosa, a realidade é que o time não teve vida fácil na partida, sobretudo no início do certame.
Surpresas na montagem do time
O time de basquete do Flamengo já entrou com uma grande mudança, fato que gerou certa expectativa, uma vez que o quinteto inicial entraria com dois jogadores bons de garrafão.
O técnico Gustavo de Conti decidiu começar a partida contando com Maique e o americano Devon Scott jogando juntos. Nesse desenho, o grandalhão brasileiro faria a função 4 de ala-pivô.
Escalações
O time do Mengão começou com os argentinos Franco Balbi e Loku Cuello, Gui Deodato na ala, além da já citada dupla Maique e Devon Scott.
Já o Paulistano começou com Crescenzi, Ferreyra, Barbosa, Victão e Lucas Dória. O treinador adversário foi o bom Demétrius Conrado Ferracciú.
O Fla Basquete jogou de branco, enquanto o CAP foi de vermelho, como tradicionalmente joga.
O 1º Período
O Paulistano começou melhor, acertando algumas bolas de 3, com Crescenzi e Pereyra. O Flamengo seguiu perdendo, mas sempre mantendo uma distância segura atrás, deixando o placar parelho.
Gabriel Jaú empatou com uma bola de 3 antes do sexto minuto, em 13 a 13. O Orgulho da Nação até virou, mas entre idas e vindas na liderança, o período terminou empatado, em 18 a 18.
2º Periodo:
Gui Deodato retorna bem e desempata, com uma bela bola de 3 pontos. Nesse trecho o Clube Athletico Paulistano ainda seguia vivo, mantendo-se perto no placar.
Até ameaçou voltar a liderança, quando Dória teve dois lances livres para cobrar enquanto o placar estava 36 a 34 para o Flamengo, mas ele desperdiçou as chances.
O primeiro tempo terminou 40 a 36 para o time da casa, mas esse equilíbrio não seguiria tão presente na segunda metade.
Segundo tempo
Se o primeiro tempo foi equilibrado, o mesmo não pode-se dizer do começo do terceiro quarto. O Flamengo foi aumentando a vantagem, contestando os arremessos do adversário, enquanto metia várias bolas de três.
Abriu 15 pontos, 60 a 45 para o Flamengo. 23 a 14 no período, fechando o placar parcial em 63 a 50.
O período derradeiro
Devon Scott começou o quarto quarto cravando uma bola linda, estabelecendo assim o placar vantajoso de 65 a 50.
Quase sempre algum dos grandões do Fla Basquete vencia a disputa pelos rebotes. Jaú, Olivinha, Maique e Scott brilharam demais nesse quesito.
Flamengo foi administrando de maneira sábia o placar, mantendo uma distância segura, quase sempre com mais de dois dígitos de diferença.
O time se valeu demais das bolas de três, terminando assim na liderança isolada da competição, na frente do Sesi Franca.
Destaques
Gui Deodato foi o cestinha da partida. Marcou 17 pontos. Também jogaram bem Jaú, Olivinha, Scott Machado e Devon Scott.
O próximo compromisso do time é contra o São Paulo Futebol Clube, quinta-feira, dia 28, no Rio de Janeiro.
Em breve retornaremos com mais informações e análises.
Vamos Flamengo!