Em jogo válido pelo Novo Basquete Brasil, o NBB, o Fla Basquete venceu o Coop São José Basketball pelo placar magro de 69 a 67. Essa é a décima sexta vitória consecutiva do time de Gustavo de Conti.
A partida realizada na noite da última terça-feira, dia 12 de março, foi bastante disputada, com emoção até o último momento, inclusive. O desempenho do time de basquete do Flamengo foi bastante irregular, sobretudo na parte ofensiva.
Escalações
O time de Gustavinho começou com o tradicional quinteto liderado pelo mago argentino Franco Balbi, seguido pelos gringos Loku Cuello e Devon Scott, além dos brasileiros Gabriel Jaú e Gui Deodato.
Já a equipe do técnico argentino Sebastián Figueredo, começou a partida com o argentino Diego Rafael Figueredo de armador, os alas Pedro, Chourio e Lema, além do pivô Renato.
Uniformes
O Flamengo jogou de uniformes brancos com listras pretas finas, enquanto a equipe joseense estava de amarelo.
O início da partida foi estranho, com o Fla Basquete tendo dificuldades de pontuar, não dando as cartas e sofrendo para se superar o placar adverso.
No primeiro período o São José abriu 6 a 4, depois Cuello empatou, mas o adversário abriu 11 a 6.
Esse seria o retrato da disputa, já que o jogo foi acirrado até o final, ou seja, esse trecho serviu de aperitivo e até de termômetro para o certame inteiro, que foi marcado por muitos erros, inclusive de saída de bola.
Olivinha ensaiou uma reação, metendo uma bola de 3 quando a diferença estava em 5 pontos. O placar ficou 15 a 13 portanto, mas depois disso prosseguiu a vantagem para os paulistas, terminando 20 a 15.
A virada
O Fla Basquete virou perto do minuto 3 do segundo período, mas a tônica do jogo seguiu a mesma, tanto que o treinador, Gustavo de Conti, em um dos pedidos de tempo, chamou a atenção dos jogadores de maneira veemente e áspera, criticando e adjetivando o time, reclamando que os jogadores estavam sendo burros ofensivamente.
O pivô Maique entrou e foi bastante decisivo, ajudando a solidificar o placar a favor do time de basquete do Flamengo. O primeiro tempo terminou favorável ao Fla Basquete, com um placar de 31 a 27.
Equilíbrio
O jogo foi se mantendo em um pique igualitário durante o gastar do relógio. Permaneceu assim praticamente até o fim.
O São José entrou no jogo e teve várias chances de abrir vantagem. A equipe foi brava e se manteve viva, muito graças ao desempenho individual do armador venezuelano Pedro Chourio.
Em determinado ponto da partida, o São José Bastketball virou para 47 a 44. O time de Gustavinho empatou com bola tripla de Gui Deodato, fazendo as duas equipes entrarem no último quarto empatadas, com placar em 50 a 50.
Quarto e decisivo período
O 4º quarto foi bem disputado, o mais emocionante, sem sombra de dúvida. Teve uma série de viradas consecutivas, com destaque para dobradinha Balbi e Devon Scott, que ajudou a permitir um desfecho positivo para o time da casa.
Jaú sentiu dores, até ficou no banco um tempinho. Isso explica, de certa forma, a dificuldade do time em defender e em pontuar. O ala-pivô tem sido um tanque, joga bem nos dois lados da quadra. Sua ausência parcial foi bastante sentida.
Balbi jogou bem demais, quando o jogo estava perto de empatar ou perder. O argentino fez uma bola de três, pouco depois infiltrou para fazer uma cesta usando a mão esquerda, conseguindo abrir uma vantagem de 63 a 57, ainda deu um passe açucarado para Jaú fazer o sexagésimo quinto ponto.
Conclusão do jogo
O Fla Basquete jogou para o gasto, se encaminhava para vencer de maneira tranquila no último quarto, ainda mais se comparar com o resto da partida, mas ainda teve emoção.
O final foi dramático, com direito a virada, posse desperdiçada do São José por Chourio e contra-ataque com Balbi escorregando na hora de finalizar. O argentino ainda sofreu falta e converteu apenas um dos dois pontos possíveis.
Destaques
Gabriel Jaú foi sem dúvida o destaque da partida. Além de ter sido o cestinha, com 16 pontos, também fez um duplo duplo, já que conseguiu executar 13 rebotes. Maique fez 11 pontos, enquanto Balbi e o estadunidense Devon Scott fizeram 10 pontos cada.
O próximo compromisso do Fla Basquete é contra o Bauru, também pelo NBB, fora de casa.
Em breve voltaremos com mais informações e análises.
Vamos Flamengo!