O Orgulho da Nação está próximo de garantir vaga nas semifinais da “Libertadores do Basquete”.
Em partida válida pela BCLA – a Basketball Champions League Americas – o time de basquete do Flamengo venceu o Obras Sanitárias da Argentina por um placar elástico, 113 a 80.
Esse foi o primeiro jogo das quartas de final da competição que reúne os maiores e melhores times da América do Sul e Central.
Até então a equipe adversária vinha invicta em seus domínios, conhecendo assim sua primeira derrota dentro de casa. O jogo ocorreu no Palácio do Rock, na capital argentina, Buenos Aires.
Essa é a décima quarta vitória seguida do Flamengo em jogos oficiais.
O início
O quinteto que começou o jogo pelo Flamengo foi composto pelos brasileiros Gui Deodato e Gabriel Jaú (que assina a súmula como Galvanini), pelos argentinos Franco Balbi e Martin “Loku” Cuello e pelo estadunidense Devon Scott.
Já o Obras Sanitárias entrou com Smaniotti, o estadunidense Spight, o armador e finalizador Barral, o pivôzão venezuelano Ruiz, além do ala pivô Solarin.
Quem por ventura assistiu apenas os minutos iniciais do primeiro quarto certamente não esperaria o massacre que ocorreu em solo argentino. A equipe adversária iniciou bem, foi agressiva e tomou a dianteira do placar.
Solarin foi bastante acionado, tanto que antes da metade do período já tinha feito sete pontos. No entanto o time de Gustavo de Conti conseguiu virar o placar cedo, antes até de completar quatro minutos de jogo.
A partir daí foi uma avalanche. Já no primeiro período o rubronegro abriu uma vantagem de quinze pontos, fechando o placar em 37 a 22. Por detalhes não fez 40 pontos logo de cara.
Administrando o placar
No segundo período o Orgulho da Nação seguiu soberano, tanto que pôde dar minutos preciosos para outros jogadores. Didi Louzada entrou na rotação, conseguiu ter seus momentos, assim como o ala-pivô Olivinha, que mesmo com a idade avançada, conseguiu mostrar serviço.
A vantagem chegou a quase trinta pontos em algumas partes do segundo quarto. Por mais que o Obras Sanitárias se dedicasse, a realidade é que o ritmo era quase de “jogo-treino”.
O time do Flamengo teve total domínio da partida, em um dos períodos quase empatou em matéria de pontos com o adversário – no terceiro, o placar foi 30 a 27 para o Orgulho da Nação – mas não houve muito sufoco, já que o placar estava mais do que consolidado.
A partida foi tão tranquila que em boa parte dela, Gustavinho não pediu tempo.
Destaques
O time inteiro jogou bem, mas há de se destacar o desempenho de Gabriel Jaú, que fez um duplo duplo, conseguindo executar 20 pontos e 10 rebotes.
Outro destaque positivo foi Kayo Manfio, que foi o cestinha da partida. Ele fez 28 pontos e ainda acertou 7 cestas de três em 7 tentativas. Feito incrível para o arremessador, conseguindo 100% de aproveitamento em chutes de fora do perímetro. Ele ainda fez 4 rebotes, com apenas um turnover, que traduzido, seria uma jogada errada, que não foi frutífera de maneira alguma.
Próximos compromissos
O Flamengo volta a enfrentar o Obras Sanitárias na próxima quinta, 7 de março, no Maracanãzinho às 20:10, com transmissão do canal da BCLAmericas, da Fla Tv e do Sportv 3.
Em breve voltaremos com mais notícias e mais análises do Fla Basquete.
Vamos Flamengo!