MAIOR DO BRASIL: FLAMENGO VALE MAIS DO QUE SÃO PAULO E CORINTHIANS JUNTOS, AFIRMA ESTUDO
O Flamengo é a marca mais valiosa do futebol brasileiro, de acordo com uma pesquisa conduzida pela Sports Value, que realizou um Brand Valuation das 30 marcas mais valiosas do futebol no país.
Conforme o estudo, a marca Flamengo é avaliada em R$ 1,9 bilhão. Em seguida, vem o Palmeiras com R$ 1,2 bilhão, e o Corinthians em terceiro lugar com R$ 1,1 bilhão.
“O Flamengo começou a crescer porque reduziu o endividamento. Ele para de ter passivos enormes e começa a ter ativos mais valiosos. Então ele fez o CT e hoje é um dos maiores vendedores de atletas do Brasil. Ele tem uma marca que é a que mais vale e um elenco valioso. A diferença do elenco do Flamengo pro segundo colocado, o Palmeiras, é tão grande, que isso explica também o sucesso deles mesmo sem ter um ativo tão valioso, como é o caso de não ter um estádio no seu ativo”, explicou Amir Somoggi, sócio-fundador da Sports Value, empresa de marketing esportivo, em entrevista ao CNN Esportes S/A.
Para chegar aos valores, os critérios usados pelo estudo foram:
Potencial do mercado consumidor: aqui são levados em consideração o tamanho da torcida, potencial de consumo, distribuição gegráfica, público nos jogos, audiencias e engajamento no digital.
Potencial esportivo: análise de quanto o clube investe em jogadores e no departamento de futebol. Time principal, categorias de base, contratações, salários de jogadores, e comissão técnica.
Receitas da Marca: quanto cada clube conseguiu criar receitas concretas, como patrocínios, licenciamento, estádio, sócios e TV.