Depois do chororô vascaíno, FERJ se manifesta!
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) rebateu o presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, que havia ironicamente criticado a decisão do VAR validando o gol de Bruno Henrique na partida entre Flamengo e o cruz-maltino no sábado passado (08) pela semifinal do Carioca. Leia a nota da entidade na íntegra:
“O Departamento de Arbitragem do Futebol do Rio de Janeiro (DEAF-RJ), com o objetivo de esclarecer o lance reclamado pelo presidente do Vasco, em entrevista coletiva, arguindo a celeridade da decisão do VAR no gol de empate da equipe do Flamengo, ressalta o seguinte:
- O Vasco participou da reunião dos clubes realizada antes do Campeonato Carioca, para estabelecer critérios e respectivas diretrizes de aplicabilidade e atuação do VAR, tendo voz e voto favorável a todas as decisões estabelecidas.
- O aumeto da espessura da linha de impedimento para 12 centímetros foi aprovada por unanimidade, onde ficou claro e óbvio o objetivo final em benefeciar o gol e de acordo com o conceito de que na mesma linha não há impedimento.
- O Presidente do Vasco provavelmente ainda não foi informado de que houve sete gols ajustados e validados nessa competição em função da nova linha com 12 cm.
- O protocolo de aplicabilidade do VAR determina que a decisão do árbitro não será alterada, salvo se, a revisão pelo vídeo mostrar que a decisão foi claramente errada, fato que não houve no lance em contexto, prevalecendo então, acertadamente, sob os ditames técnicos e diretrizes da IFAB, a decisão de campo.
- O Presidente do Vasco e o gerente de futebol Clauber Rocha foram recebidos pelo Observador VAR e pelo VAR na sala do Delegado da partida, onde lhes foi mostrada a linha na avaliação do lance e ambos declararam estar convencidos do acerto da decisão.
- Como de praxe, em atenção ao filiado, os membros do Departamento de Arbitragem estarão à diposição de representantes do Vasco, preferencialmente com conhecimentos técnicos sobre arbitragem, na próxima segunda-feira (10/03) das 15h às 18h, para os necessários esclarecimentos às dúvidas e ponderações.
- Vale ainda informar que, além da análise técnica do DEAF-RJ, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro publica integralmente os relatórios sobre o desempenho da arbitragem elaborado por especialistas independentes, de empresa especializada intenacional e assim o fará tão logo o receba.”
SRN
Sílvia Lima